Corda de segurança para o trabalho em altura: dicas e cuidado
Tempo de leitura 4 minutos

O trabalho em altura é um tipo de atividade que requer bastante cuidado e precauções especiais. É tomando cuidado e respeitando as regras que a segurança dos trabalhadores é garantida. 

Além de um bom equipamento, que tenha a qualidade necessária e que respeite as regulamentações do país, é preciso ter treinamento e nunca negligenciar as condições climáticas e as condições da infraestrutura. 

Por isso, separamos algumas dicas e cuidados para se ter nesse tipo de trabalho com a melhor corda de segurança para o trabalho em altura. Confira!

Dicas e cuidados ao usar a corda de segurança para o trabalho em altura

Para que você e sua equipe trabalhem com bastante segurança e evitem acidentes, é preciso levar em conta alguns cuidados bem importantes. Conheça algumas dicas que podem contribuir com o seu trabalho:

Treinamento adequado

Nada substitui um bom treinamento para a realização desse tipo de trabalho. Antes de fazer o uso de qualquer tipo de equipamento, essencialmente da corda de segurança para trabalho em altura, é necessário receber um treinamento adequado sobre como usar os equipamentos de forma correta. No treinamento, são ensinados diversos pontos importantes para manter a segurança, inclusive como fazer nós, inspeção de equipamentos e até mesmo procedimentos de resgate. 

Inspeção regular

A cada início de trabalho, os equipamentos utilizados precisam ser inspecionados pelo próprio trabalhador. É neste momento que é possível verificar desgastes, danos ou deformidades que podem comprometer a segurança durante o desempenho. Qualquer sinal de dano, os equipamentos e cordas devem ser substituídos imediatamente. 

Seleção correta da corda

Existem inúmeros modelos que podem ser uma corda de segurança para o trabalho em altura. Escolher o adequado para o tipo de trabalho a ser desenvolvido é fundamental para evitar danos e acidentes. Considerar a resistência da corda, o diâmetro correto e se ela é apropriada para o uso em determinada condição são pontos essenciais na hora da escolha, assim como verificar se a corda será exposta à umidade e a produtos químicos. 

Usar equipamentos certificados

Certificar-se de que a corda e todos os outros equipamentos utilizados para a realização do trabalho sejam certificados de acordo com as normas de segurança aplicáveis, como as normas da ANSI (American National Standards Institute) ou da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é essencial para manter a segurança. 

Utilize pontos de ancoragem seguros

Utilizar pontos de ancoragem seguros mantém a segurança durante o desempenho de todo o trabalho. Por isso, sempre verifique se as cordas de segurança estão fixadas a pontos que sejam robustos e capazes de suportar cargas. Lembre-se que os pontos de ancoragem devem ser inspecionados antes da realização do trabalho para garantir a integridade. 

Não negligencie o clima

As condições climáticas, como chuva e vento forte, são indícios que o trabalho deve ser realizado em outro momento. Chuvas fortes, assim como o vento, podem comprometer a segurança, aumentando os riscos de acidentes. Sendo assim, avalie o clima antes de iniciar o trabalho. 

Compre com empresas especializadas

Um ponto bastante importante é sempre comprar equipamentos e cordas de segurança para o trabalho em altura com empresas especializadas, como a Cordas Pampa. Assim você garante que o produto tenha qualidade e seja adequado para a utilização. 

Acesse o site da Cordas Pampa e encontre o modelo de corda que mais atende às suas necessidades!